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Como lançar vendas

Operando a tela de vendas do sistema

Atualizado há mais de 3 meses

A tela de vendas do sistema é onde você irá lançar as vendas, os pré-pedidos e os orçamentos da sua empresa. Nela, você pode selecionar um cliente, inserir os produtos que ele irá comprar e inserir a forma de pagamento, entre muitas outras funções!

Ela também conta com recursos mais avançados, os quais vamos comentar brevemente dentro de cada tópico... porém, a ideia deste artigo vai ser ensinar de forma simples como lançar as vendas da sua empresa.

Acesse os assuntos extras no fim cada um dos tópicos para descobrir funções mais avançadas!

Basta clicar na seta ou em "Mostrar conteúdo" ao lado dela para mostrar ou esconder as informações do tópico.

Também preparamos uma seção destas funções ao final deste artigo... recomendamos acessá-la para verificar se alguma função pode ser útil para você.

Você pode usar o sumário que aparece ao lado direito deste artigo para acessar cada uma das seções mais facilmente se preferir.

A tela de vendas é dividida em 3 áreas principais diferentes... vamos mostrar elas abaixo:


  • Na área 1 -> Podemos inserir os clientes, os produtos e finalizar as nossas venda​

  • Na área 2 -> Aqui são mostradas informações dos itens que inserimos na venda​

  • Na área 3 -> Algumas opções adicionais para interagir com a venda ficam nesta parte



Como fazer uma venda simples

Inserindo produto / adicional de venda

Com a opção de produtos e adicionais selecionada, podemos inserir um produto na venda seguindo conforme imagem:

Depois que eu definir o produto e adicionar ele na venda, ele vai aparecer na lista de itens ao lado direito da tela... algumas informações dele também serão mostradas:

Como inserir um produto usando o leitor de código de barras

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Por padrão, o sistema busca os produtos pelo nome deles, mas também é possível buscar os produtos usando o código deles e um leitor de código de barras.

Para alternar entre modos, siga conforme imagem:

É possível identificar qual tipo de busca está sendo feita pelo ícone ao lado do campo do ícone de busca.

  • Se aparecer um carrinho de compras, a busca está sendo feita por descrição

  • Se aparecer um raio, a busca está sendo feita por código de barras

Também é possível inserir mais de um produto por vez neste modo... basta digitar quantas unidades quero inserir, seguido de um *


Como remover um produto da venda

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Para remover um produto da venda, primeiramente é necessário clicar na foto de algum produto ou no botão do rodapé da página para abrir a janela de seleção de produtos:

Após isso, é necessário selecionar o produto que desejo remover, e por fim selecionar a opção adequada:

Após clicar em "Remover Item", o sistema apresentará uma janela de confirmação... após confirmar, o produto será removido da venda


Como editar um produto da venda

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Para editar um produto da venda, primeiramente é necessário clicar na foto de algum produto ou no botão do rodapé da página para abrir a janela de seleção de produtos:

Após isso, é necessário selecionar o produto que desejo editar, e por fim selecionar a opção indicada:

Após clicar em "Editar Item", o sistema voltará para a página de inserção, mas o produto que eu selecionei estará apresentado para eu editar as informações dele... como por exemplo: Quantidade; Preço; Desconto


Como usar adicionais de venda

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Os adicionais de vendas são quantias inclusas no valor total da venda, porém que o sistema não irá contabilizar no seu controle de lucros... ele é um valor que movimenta apenas o seu fluxo de caixa.

Um exemplo de um adicional de venda seria o valor de um Frete em que você repassa para o entregador, porém que é incorporado no valor total da movimentação.


Finalizando a venda

Depois de adicionarmos os produtos da venda, vamos navegar até a aba "Finalização", e depois selecionar a opção "FINALIZAR COMO VENDA"

Orçamentos e Pré-pedidos (vendas consignadas)

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Nesta área, também é possível finalizar a movimentação como um orçamento ou como um pré-pedido... caso desejar salvar como alguma destas outras movimentações, seguem os tópicos de cada uma abaixo:

Pré-Pedidos (vendas consignadas)

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Os pré-pedidos do sistema são as movimentações que representam as vendas consignadas que fazemos na nossa loja

Os pré-pedidos vão fazer uma separação no nosso estoque dos produtos que inserimos na movimentação. Depois quando o cliente fechar a venda, basta faturarmos o pré-pedido para concretizar a movimentação.

Clique aqui para acessar o tutorial de pré-pedidos

Orçamentos

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Os orçamentos funcionam como uma simulação de venda... ele contém todas as informações de uma venda normal, mas ela não é contabilizada no sistema até que você fature ele.

No sistema, cada orçamento tem uma data de validade que é definida quando salvamos um... após ele vencer, o orçamento será desativado, e precisaremos fazer outro orçamento no sistema.


Inserindo forma de pagamento

O sistema abrirá uma nova aba em que poderemos adicionar a forma de pagamento que o cliente vai usar... vamos selecionar uma da lista no exemplo:

Depois de inserir a forma de pagamento e o valor total da venda ter sido totalizado pelo valor pago, poderemos faturar o pedido para gerar o cupom e contabilizar esta movimentação na empresa:

Inserir mais de uma forma de pagamento na venda

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Existem casos que o cliente vai pagar usando mais de uma forma de pagamento... o sistema permite inserirmos quantas formas de pagamento forem necessárias!

Para isso, vamos primeiro definir quanto ele vai pagar na primeira forma de pagamento que ele inserir, e depois repetir este procedimento com as outras formas de pagamento até que o valor pago seja igual o valor da venda:

Eu posso conferir todas as formas de pagamento da venda seguindo pela aba "LISTA DE PAGAMENTOS"


Finalizar rápido

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Se a venda for feita com apenas uma forma de pagamento, o sistema conta com uma opção que permite finalizar as vendas ainda mais rapidamente.

Acesse o botão indicado, ou aperte "F1" no teclado... será aberta uma janela para você selecionar a forma de pagamento e já finalizar a venda


Vendas a prazo (crediário)

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Para mais informações sobre como lançar vendas a prazo, acesse o tutorial do link abaixo:


Como localizar a venda lançada

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Após a venda ser finalizada, ela poderá ser acessada da listagem por dentro do sistema.

Acesse o link abaixo para acessar o tutorial que explica como localizar vendas:



Impressão do cupom da venda

Após finalizar a venda, o sistema irá mostrar uma janela de impressão do cupom da venda que acabamos de lançar.

Os cupons podem ser impressos nos formatos de folha em 58mm, 80mm e A4

Como enviar o cupom para o WhatsApp do cliente

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Também é possível enviar uma versão digital do cupom ao WhatsApp do cliente... você precisa definir esta informação na tela de configurações antes de faturar a venda para que o envio seja realizado:

Se você usa o WhatsApp pelo computador e ele não está sendo aberto, siga o procedimento de correção pelo tutorial do link abaixo:

Clique aqui para acessar o tutorial


Inserir um cliente na venda

Não é obrigatório inserir clientes na venda... porém existem casos em que precisamos inserir eles no cupom.

O cliente da venda pode ser adicionado pela aba "CLIENTE"

Após selecionar o cliente, o sistema irá cadastrar a venda que lançarmos no nome dele, com os dados dele no cupom para salvar

  • Atente-se para o filtro aplicado! Se o filtro for o CPF e você estiver inserindo um nome, o sistema não irá localizar o cliente


Funções extras


Usar o segundo preço de venda cadastrado no produto

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Eu posso alterar com qual preço cadastrado o produto vai entrar na venda conforme imagem:

Modo de venda inteira / fracionada

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Esta função serve para quando o cliente quer comprar um produto pesado por valor ao invés de informar quanto quer dele em quantidade

Inserir observações na venda

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É possível inserir uma observação na venda no momento de finalizar ela... ela vai aparecer no cupom impresso depois que a movimentação for finalizada.

Desconto nos produtos desconto e na venda

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ATENÇÃO: Ao aplicar um desconto sobre o valor total da venda, todos os descontos individuais e acréscimos por produto serão zerados e os produtos voltarão ao valor original de venda, o desconto será aplicado sobre o valor bruto dos itens da venda. Este procedimento é feito para evitar um duplo desconto (desconto individual + desconto total)

Inserir produto com desconto

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Antes de confirmar a inserção do produto, clicar em "Descontos" e depois inserir o desconto do produto em porcentagem ou em valor

Aplicar desconto no total da venda

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É possível aplicar um desconto no valor total da venda ao acessar a área de finalização dela.

Os descontos devem ser aplicados antes de inserir uma forma de pagamento! Caso existir uma forma de pagamento na venda e você desejar disponibilizar um desconto, precisará antes remover a forma de pagamento da venda.

Na área de finalização, selecionar a opção indicada:

Pedidos para entrega

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Para estes pedidos, devemos acessar a área do cliente e alternar a opção "Para retirada" para "Para entrega"

Poderemos então inserir um endereço para que ele seja impresso no cupom de vendas

Se tivermos um cliente selecionado, basta clicar em "ENDEREÇOS DO CLIENTE" para preencher a localidade de entrega automaticamente

Cadastrar cliente durante a venda

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O sistema também permite realizar esta ação se este for um cliente novo na empresa... para cadastrar o cliente pela tela de vendas, basta seguir conforme ilustração:

Navegação por atalhos na tela de vendas

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Acesse o artigo do link abaixo para mais informações sobre os atalhos da tela de vendas:

Tela auxiliar da tela de vendas

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Acesse o artigo do link abaixo para mais informações sobre os atalhos da tela de vendas:

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