Neste artigo será abordado todo o processo de realização de uma venda a prazo no sistema... desde o ajuste no limite de crédito do cliente, até a quitação da parcela gerada referente a venda que realizamos para ele.
Ele considera que você já possui conhecimento sobre a tela de vendas do sistema... então se você possui alguma dúvida sobre a tela, recomendamos antes verificar nosso tutorial de como lançar vendas:
Clique aqui para acessar o tutorial de como lançar vendas
Disponibilizando crédito ao cliente
Primeiramente, é necessário inserir ou ajustar o limite de crédito do cliente na sua empresa para que as vendas a prazo sejam liberadas para ele... iremos configurar para que ele tenha crédito disponível para realizar a compra. Siga o caminho:
Menu Principal -> Pessoas -> Clientes
A página que será aberta é uma listagem de todos os clientes cadastrados na sua empresa.
Localize o cliente desejado e clique em "Opções", depois selecione o botão "Editar"
Será aberta uma janela com as informações do seu cliente cadastrado... acesse então a aba "Controle de Crédito". Nela em que é feito o ajuste citado anteriormente.
Iremos interagir com os seguintes campos da aba:
Limite de crédito para compras a prazo / crediário: Neste campo devemos inserir qual o valor de limite que desejamos liberar para o cliente.
Débito (recebimentos em aberto): Neste campo o sistema indicará qual o valor total de todas as parcelas que o cliente possui em aberto com a empresa (este campo é calculado, ele irá somar todas as parcelas em aberto no sistema, não é possível editar o mesmo).
Saldo disponível para compras a prazo / crediário: Neste campo o sistema calcular a diferença entre o limite de crédito e o débito do cliente (os dois campos acima), representado o saldo disponível do cliente.
Insira o limite que você deseja salvar para o cliente e depois salve as alterações realizadas
Como lançar a venda a prazo
Finalizando o ajuste no cadastro do cliente, será possível então realizar a venda ao cliente.
Primeiramente, é necessário selecionar o cliente que realizamos o ajuste anteriormente... veja na imagem indicativa como selecioná-lo:
Após adicionar os produtos da venda, devemos escolher a forma de pagamento que ajustamos, e selecionar a quantidade de parcelas que iremos gerar... veja na imagem abaixo um indicativo:
Sobre o indicativo B da imagem acima, é possível salvar a venda com parcelas de valores diferentes se e somente se o valor total das parcelas for igual ao valor do pagamento que estamos inserindo.
Vale ressaltar é que em certos casos, pode ocorrer do limite disponível do cliente ser menor do que o valor da venda... então a movimentação será bloqueada e o sistema emitirá um aviso informando sobre esta situação.
Você pode solicitar ao cliente a quitação dos valores em aberto para liberação de limite, ou poderá acessar novamente o cadastro dele para liberar um limite maior para ele.
Segue na imagem abaixo o aviso emitido pelo sistema nestes casos:
Tratada a exceção acima, iremos retornar ao caso em que o valor da venda é menor do que o limite disponível do cliente.
Por fim seria apenas faturar a venda... a movimentação será finalizada e o seu controle de contas a receber criará as parcelas desta venda. Os estoques e o limite de crédito disponível do cliente serão atualizados.
Caso você não esteja localizando a sua forma de pagamento a prazo, ou se ela não está aparecendo para selecionar as parcelas, acesse a parte do artigo que explica sobre como configurar ela
Como quitar (receber) uma parcela referente à venda a prazo
Suponha que o cliente que realizamos a venda anteriormente vai realizar o pagamento da parcela da compra que ele fez... devemos acessar então a tela de contas a receber do sistema. Siga o caminho:
Menu Principal -> Financeiro -> Contas a receber
A página que será aberta é uma listagem de todos as contas a receber na sua empresa, estejam elas em aberto, quitadas ou atrasadas. Você pode aplicar os filtros de sua preferência para localizar as informações desejadas mais facilmente se desejar.
Após localizar a conta, clique em "Opções" no card dela, depois selecione o botão "Visualizar conta" para acessar as parcelas contidas nela.
Depois, acesse a parcela em específico que o cliente quitou:
Será aberta uma janela com campos para você detalhar de qual maneira o cliente realizou o pagamento, valores e outras informações... preencha os dados de acordo com o pagamento que ele realizou e depois finalize a movimentação.
Você também pode inserir uma observação e um arquivo do comprovante de pagamento caso o cliente tenha realizado a movimentação de forma eletrônica (via PIX ou transferência por exemplo)
Após finalizar o procedimento acima, algumas informações serão atualizadas na sua empresa, vamos citar uma parte delas abaixo:
O cliente terá o saldo disponível para compras a prazo atualizado
O seu fluxo de caixa será atualizado
Se você acessar novamente a conta para visualização, verá que a parcela já estará com outro status:
EXTRA - Como criar a forma de pagamento a prazo
Caso você não esteja localizando a sua forma de pagamento a prazo, ou se ela não está aparecendo para selecionar as parcelas, é necessário ajustar uma forma de pagamento para lançar a venda a prazo... siga o caminho:
Menu Principal -> Financeiro -> Formas de pagamento
Será aberta uma listagem de todas as formas de pagamento cadastradas na sua empresa
Localize a forma de pagamento desejada e abra ela para edição:
Certifique-se que ela está corretamente configurada verificando se as seguintes opções estão marcadas como "Sim"... depois salve as alterações.
As formas de pagamento parceláveis possuem uma configuração extra referente à quantas parcelas ela poderá gerar, o prazo e qual valor mínimo da venda para gerar uma determinada quantidade de parcelas.
Seguindo a imagem acima, acessando o botão "Opções" no rodapé da página, e depois "Parcelas" será possível verificar as informações acima citadas: