Passar para o conteúdo principal
Como lançar pré-pedidos / vendas consignadas

Como efetuar pré pedidos ou gestão de vendas consignadas

Atualizado há mais de 3 meses

Pré-pedidos permitem que você reserve produtos no estoque antes de finalizar a venda. Durante o processo, você pode ajustar o pré-pedido, adicionando ou removendo itens, alterando quantidades, preços, entre outros detalhes. A qualquer momento, o pré-pedido pode ser convertido em uma venda definitiva.

É importante lembrar que, enquanto o pré-pedido não é convertido em venda, ele não gera qualquer movimentação financeira no sistema.

Isso é útil, especialmente se você trabalha com vendas consignadas.

Por exemplo, se um cliente levar produtos para testar ou revender, você pode usar o pré-pedido para controlar o que saiu do seu estoque. Mais tarde, quando o cliente devolver alguns itens e ficar com outros, você ajusta o pré-pedido. Só então, ao transformar o pré-pedido em uma venda real, você registra o que foi vendido de fato e lança as informações financeiras corretas


Como lançar pré-pedidos

Os pré-pedidos são lançados pela tela de vendas do sistema... após inserirmos o cliente da movimentação e quais produtos ele irá levar, poderemos salvar a movimentação como um pré-pedido.

Este artigo leva em consideração que você já possui conhecimento sobre a tela de vendas do sistema. Para efeitos de praticidade, iremos partir do ponto em que o pré-pedido será salvo.

Caso tenha alguma dúvida de como inserir produtos e o cliente, veja nosso artigo de como lançar vendas abaixo:

Clique aqui para acessar o artigo de como lançar vendas

Após inserirmos os produtos que o cliente irá levar, e definirmos qual o cliente da movimentação, vamos escolher para finalizar como pré-pedido na aba de finalização:

Após confirmar o salvamento do pré-pedido, ele será salvo na nossa empresa e o estoque dos produtos que inserimos será separado para esta movimentação.

No exemplo acima, foram separadas 4 unidades da Água sem Gás 1L... se acessarmos as movimentações deste produto, notaremos que estas 4 unidades dele foram retiradas do estoque devido ao pré-pedido que lançamos.

IMPORTANTE: Apenas o estoque dos produtos será atualizado! As movimentações financeiras da nossa empresa vão permanecer da mesma forma, até que o pré-pedido seja faturado.

Caso tenha dúvidas em como acessar a página de movimentações, acesse nosso artigo que explica sobre esta área pelo link abaixo:

Clique aqui para acessar o artigo de movimentações de produtos


Como faturar o pré-pedido

Depois que o cliente decidir finalizar a venda, precisamos faturar o pré-pedido. Podemos localizar ele pela própria tela de vendas... seguindo conforme ilustração:

Também é possível abrir o pré-pedido pela listagem do sistema... para mais informações, acesse o artigo abaixo:

Como localizar pré-pedidos

Após isso, a tela de vendas irá carregar todas as informações do pré-pedido, e poderemos editar as informações dele como preferirmos.

No exemplo da água que fizemos, digamos que o cliente decidiu levar mais um... note que alteramos a quantidade das águas de 4 para 5, e salvamos.

A partir deste ponto, a finalização do pré-pedido é basicamente igual a finalização de uma venda... basta selecionarmos para "FINALIZAR COMO VENDA" e inserir as informações de pagamento.

Não é obrigatório faturar o pré-pedido quando abrir ele... nós podemos abri-lo apenas para alterar alguma informação e salvar ele novamente como um pré-pedido se desejarmos

Após faturar o pedido, o pré-pedido será salvo como uma venda no sistema, e as informações de estoque e financeiras desta movimentação serão contabilizadas em nossa empresa.

Poderemos entregar o cupom de venda normalmente ao cliente, e os estoques estarão corretos ao final desta ação.

Note que nas movimentações deste produto, sempre que ajustamos o pré-pedido ou faturamos ele, o sistema primeiro irá retornar as unidades separadas dele ao estoque para depois registrar a movimentação que lançamos

Respondeu à sua pergunta?