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Devoluções e cancelamentos nas vendas a prazo

Devoluções / Cancelamentos na venda a prazo

Atualizado hoje

Alguns clientes podem retornar à sua loja solicitando a devolução, ou o cancelamento e estorno de uma venda que você realizou. (Produto não serviu, desistiu da compra, etc.)

No manual, já foi mostrado como lançar devoluções e cancelar vendas, juntamente das formas de cancelamento possíveis de serem feitas... porém o que muda nos casos de vendas a prazo? (quando o cliente gera parcelas para pagar depois)

Neste tutorial, mostraremos quais as diferenças das devoluções e cancelamentos em uma venda a prazo em relação às vendas que não têm esta forma de pagamento inserida nelas

IMPORTANTE: É de suma importância que você já tenha conferido os artigos sobre devoluções e cancelamentos comuns no sistema para que possa acompanhar o passo a passo deste tutorial.

Caso ainda tenha dúvidas sobre cancelamentos comuns, siga pelo artigo abaixo:


O que muda nas devoluções?

Nas devoluções, não é possível devolver em dinheiro ao cliente.

Por que não posso devolver em dinheiro?

As vendas a prazo caracterizam a venda de um produto que o cliente ainda irá pagar, posteriormente. Abrimos então o questionamento:

Como devolveremos o dinheiro de um produto em que nosso cliente ainda não pagou e que a venda ainda continuará em aberto no valor original dela?

Baseado na frase acima, apenas é possível gerar o vale de uma devolução na venda a prazo... assim, o cliente terá o vale compras do produto que devolveu para usar na loja, mas a parcela da venda ainda ficará em aberto no nome dele para ele pagar depois.

Caso tenha dúvidas em como gerenciar os vales no sistema, acesse o artigo abaixo

Exemplo prático de uma devolução

Considere a venda a prazo abaixo:

  • Nesta movimentação foram vendidas 10 garrafas de água

  • 4 garrafas serão devolvidas

  • Esta é uma venda em que 3 parcelas foram geradas

  • No momento desta devolução, nenhuma parcela foi paga ainda

Para iniciar a devolução, clicaremos primeiramente na opção "Devolução" no rodapé da página... após isso, as 4 garrafas serão inseridas, e as "Opções de Devolução" serão acessadas

Conforme informado no início da seção de devoluções, apenas a opção de gerar vale estará disponível... selecionaremos ela e confirmaremos a devolução

Finalizando o passo acima, o vale para o cliente será gerado e os produtos também serão devolvidos... porém, as parcelas da venda ainda continuarão em aberto!

O comportamento acima está correto, pois por mais que o cliente tenha um vale em mãos, as parcelas ainda continuaram em aberto... e ele terá que pagar pelo valor deste vale quando vier quitar as parcelas!


O que muda nos cancelamentos?

Nos cancelamentos, é possível tanto gerar um vale quanto devolver em dinheiro.

Porém há ressalvas a serem feitas! Vamos comentar sobre elas abaixo

Se não houverem parcelas pagas

A venda será cancelada, e o sistema não gerará um vale, e nem devolverá o dinheiro.

Como nada foi recebido na movimentação e ela será cancelada, os produtos apenas vão voltar ao estoque e as parcelas no nome do cliente serão canceladas também

Segue um exemplo prático abaixo:

Independente da opção escolhida, como não há uma parcela paga, o sistema apenas irá cancelar as parcelas e a venda, sem devolver dinheiro ou gerar um vale ao cliente

A venda a prazo de R$ 60,00 foi cancelada, mas nenhum valor foi retirado do caixa pois nenhuma parcela havia sido paga


Se uma ou mais parcelas tiverem sido pagas

  • Ao selecionar para DEVOLVER O DINHEIRO:

    • O sistema irá estornar o valor das parcelas pagas

    • As parcelas em aberto serão canceladas

  • Ao selecionar para GERAR UM VALE:

    • As parcelas pagas serão canceladas, mas O VALOR CONTINUARÁ NO CAIXA

    • Será gerado um vale no valor das parcelas pagas pelo cliente

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