Existem casos em que a venda pode conter mais de um item e o cliente deseja devolver apenas um dos itens nela.
Neste artigo iremos abordar como lançar estas devoluções no sistema.
Sobre o valor dos produtos devolvidos, o sistema permite:
Estornar o dinheiro da devolução ao cliente
Gerar um vale compras para o cliente
Como localizar a venda do cliente
Primeiramente acesse a listagem de vendas do sistema... siga o caminho:
Menu Principal -> Vendas -> Listagem
Será aberta uma página com todas as vendas que você já lançou na sua empresa.
Localize a venda do cliente, clique em "Opções" no card dela... por fim, clique em "Detalhar"
Você pode aplicar os filtros de sua preferência nesta página para localizar a venda desejada mais facilmente.
Como lançar a devolução
Dados iniciais da devolução
Suponha a seguinte venda... note as quantidades de cada item que o cliente comprou:
Digamos que ele irá devolver 6 unidades do produto "Chá Mate", e 1 unidade do produto "Água com gás 500mL"
Primeiramente, é necessário clicar no botão "DEVOLUÇÃO", localizado no rodapé da página
Após isso, o sistema abrirá a página "Devolução de produtos", na qual será possível escolher qual produto será devolvido, e quantas unidades dele o cliente está retornando para nós
Nela, será mostrado um sumário dos produtos contidos na venda, com suas quantidades, valores, etc... E será nela onde devemos selecionar as quantidades devolvidas de cada produto.
O campo "Qtd. devolvida" é onde devem ser preenchidas as quantidades que o cliente irá retornar para a loja
Note que conforme os preenchimentos são realizados, o valor a ser devolvido e o valor remanescente da venda são atualizados automaticamente
Depois de conferir a respeito dos itens que serão devolvidos, devemos acessar a aba de "Opções de Devolução" para inserir os dados finais da devolução
Nela será definido se a devolução gerará um Vale Compras para o cliente, ou se o valor da devolução será Estornado para ele.
Abaixo será mostrado o passo a passo para cada uma das opções.
Como devolver um produto e estornar o dinheiro
Para devolver o valor dos produtos para o cliente, a opção "O que fazer com o valor devido?" precisará ser preenchida com "Devolver em dinheiro ao cliente"
Selecione o caixa de vendas que estornará o valor: Após selecionar para devolver em dinheiro, um caixa de vendas aberto precisará ser selecionado para que o valor seja retirado
Após finalizar o procedimento acima, os produtos devolvidos da venda retornarão ao seu estoque.
Toda devolução de produto em que o dinheiro for devolvido gerará uma sangria no caixa de vendas selecionado para retirar o valor do produto
O dinheiro será retirado do fluxo de caixa da sua empresa
Como devolver um produto e gerar um vale compras
Para gerar o vale compras para o cliente, a opção "O que fazer com o valor devido?" precisará ser preenchida com "Gerar um Vale compras"
Uma data de vencimento deverá ser inserida para o vale que será gerado
Após finalizar o procedimento acima, os produtos devolvidos da venda retornarão ao seu estoque.
Como o cliente gerou um vale, o dinheiro da venda ficará retido no seu fluxo de caixa
Caso tenha dúvidas em como usar um vale compras, acesse nosso artigo explicativo abaixo:
Como conferir os detalhes da devolução
Quando a devolução do produto é realizada, um novo item é adicionado na parte de "DEVOLUÇÕES" na venda.
Nele, serão mostrados os detalhes da devolução... e para acessar mais informações sobre esta movimentação, é necessário clicar em "Detalhes"
Após clicar no botão "Detalhes", uma nova tela será aberta com duas abas para serem acessadas.
Na primeira aba: Serão detalhados os itens devolvidos da venda
Na segunda aba: Serão mostradas mais informações de como a devolução foi feita
Tutorial em vídeo
Ainda que o vídeo explique o passo a passo de uma forma geral, ainda sim, recomendamos que também confira o artigo escrito para fixação do conteúdo.