Passar para o conteúdo principal
Todas as coleçõesManual de uso SMB OnlineComprasImportação de XML para lançamento de compra
Dica Precificação - Último preço de compra X Média ponderada
Dica Precificação - Último preço de compra X Média ponderada

Qual a diferença entre estes dois modos de atualizar o preço de compra do produto?

Atualizado há mais de 3 meses

Quando estamos lançando uma compra de um produto, existe uma opção na tela de compras referente à alterar o preço de compra do produto quando finalizarmos a movimentação.

Segue ilustrado na imagem abaixo onde localizar esta opção:

Neste artigo iremos explicar o funcionamento desta opção no sistema, tanto para produtos que acabaram de ser cadastrados quanto para produtos que já tem lançamentos de compra na empresa.


Abordando a opção do preço de compra no lançamento para novos produtos

Definindo o produto

Suponha que temos o seguinte produto cadastrado na empresa. Ele ainda não recebeu nenhuma compra no sistema:

Utilizar o último preço de compra

Na compra abaixo, caso definirmos que o produto terá o custo atualizado para o último preço de compra dele, deveremos lançar da seguinte forma na tela de compras:

Após finalizar o lançamento, o preço de custo do produto será alterado para ser igual ao preço em que compramos ele na compra mais recente do sistema:

Utilizar o preço de compra médio

Na compra abaixo, caso definirmos que o produto terá o custo atualizado para o preço de compra médio dele, deveremos lançar da seguinte forma na tela de compras:

Ao marcar esta opção, será salvo no cadastro do produto o preço de compra médio das últimas 10 compras desse produto.

Esta informação será usada para calcular o lucro do produto nos relatórios de vendas e lucros. O preço atual da compra será gravado no histórico de preços e será usado em consideração nas próximas compras

IMPORTANTE: O preço de custo da compra atual do produto que estamos realizando não entrará no cálculo do preço médio até a próxima compra que lançarmos.


Exemplo prático

Nos exemplos que demos acima, o produto recebeu duas compras... uma de R$ 4,50 e outra de R$ 2,00. Porém, se acessarmos o cadastro deste produto, notaremos que a média das duas compras ainda não foi aplicada. O valor de custo dele ainda será R$ 4,50

Vamos então lançar mais uma venda para exemplificar porquê isto ocorreu... veja o lançamento dela abaixo:

O histórico do produto ficou da seguinte forma

  1. Cadastro com preço de custo de R$ 3,50

  2. Lançamento de uma compra de R$ 4,50 por unidade.

  3. Lançamento de uma compra de R$ 2,00 por unidade.

  4. Lançamento de uma compra de R$ 3,00 por unidade.

Se acessarmos o cadastro do produto, notaremos que o valor de custo dele foi atualizado para R$ 3,25

Com esta informação, podemos concluir que o sistema sempre irá começar a calcular o preço médio a partir da terceira compra que lançamos para o produto... pois R$ 3,25 é o preço médio entre a compra de R$ 4,50 e a compra de R$ 2,00 que lançamos. ( (4,50 + 2,00) ÷ 2 = 3,25 )

No cálculo do preço médio, o valor inicial que cadastramos no produto não é levado em consideração.


Abordando a opção do preço de compra no lançamento para produtos com compras lançadas

Neste caso, a forma de lançamento se mantém a mesma, porém fica mais simples para identificar o cálculo do preço médio do produto.

Veja o produto abaixo, ele tem o seguinte histórico de preços de compra... o preço atual de compra dele é de R$ 8,20

Se lançarmos uma compra sem atualizar o preço médio do produto, ele passará a custar o valor que pagamos por ele na nossa compra mais recente:

Se lançarmos para utilizar o preço médio, o sistema já terá o calculo feito para nós... ele é apresentado no campo da imagem indicativa:

Respondeu à sua pergunta?