Passar para o conteúdo principal
Todas as coleçõesManual de uso SMB OnlineGestão de ContasDespesas
Como cadastrar novos tipos de despesa para lançar
Como cadastrar novos tipos de despesa para lançar
Atualizado há mais de 3 meses

Os tipos de despesa são categorizações do sistema que permitem gerenciar as contas a pagar da empresa de forma mais simples e segmentada.


Acessando os tipos de despesas da empresa

Para acessar os tipos de despesa cadastrados da empresa, siga o caminho:

Menu Principal -> Financeiro -> Tipos de despesa

Finalizando o caminho acima, o sistema listará todos os tipos de despesa cadastrados na empresa... é possível aplicar os filtros de sua preferência para localizar o tipo de despesa desejado mais facilmente

Por padrão, a empresa possui quatro tipos de despesas diferentes cadastradas, sendo elas:

  • Despesa administrativa

  • Despesa de vendas

  • Despesa financeira

  • Despesa de compra

Estes tipos de despesas não podem ser editados... portanto, não aparecem na listagem para edição.


Cadastrando um novo tipo de despesa

Para adicionar um novo tipo de despesa no sistema, acesse o botão "Adicionar tipos de despesa" localizado no canto inferior direito da página.

Após isso, na janela que abrirá, basta inserir qual será o nome do tipo de despesa e salvar


Editando um tipo de despesa

Para editar um tipo de despesa, basta clicar sobre o card dela... depois selecionar a opção "Editar". Também é possível inativar o tipo da despesa se desejar

Após selecionar "Editar", o sistema abrirá uma janela em que será possível alterar o nome do tipo da despesa, e definir se ela será ativa ou inativa na empresa


Visualizando o impacto dos tipos de despesa na prática

Para o exemplo acima (tipo de despesa "Pró-Labore" cadastrado), segue um relatório DRE em que este tipo de despesa é mostrado após quitar uma conta a pagar deste tipo:

Respondeu à sua pergunta?