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Quitar múltiplas parcelas de um cliente

Como quitar várias parcelas de contas diferentes de um mesm

Atualizado há mais de 4 meses

Além das ferramentas de quitação de contas individuais na área de contas a receber... o sistema também conta com uma função que permite quitar diversas parcelas de contas diferentes em apenas uma operação. Esta é a ferramenta de quitação de múltiplas parcelas.

Exemplo: Suponha que um cliente realizou 10 compras a prazo com parcelas geradas em nossa empresa... ele trouxe uma quantia em dinheiro que irá quitar 8 destas 10 contas. Para que não tenhamos que acessar cada conta individualmente, o sistema disponibiliza esta ferramenta.

Esta ferramenta destina-se apenas a executar quitação de múltiplas parcelas.

Demais consultas, como, por exemplo, valores quitados, valores em aberto, valores em atraso, impressão de parcelas em aberto/pagas e etc., deverão ser feitas pela tela principal de contas a receber.


Acessando a função de quitar múltiplas parcelas

Para acessar a tela de contas a receber, você pode seguir pelo caminho ilustrado abaixo:

Menu Principal -> Financeiro -> Contas a Receber

Finalizando o caminho acima, a tela será aberta. Ela listará todas as contas em aberto, pagas e atrasadas na sua empresa.

Será necessário então acessar a área dos filtros da página, e escolher o cliente que irá realizar esta quitação múltipla... por fim, basta selecionar para acessar a função.

Só é possível acessar a função de quitar múltiplas parcelas se houver um cliente selecionado no filtro.

Ao acessar a página, o sistema apresentará todas as contas do cliente que ainda possuem alguma pendência.

Contas que já foram completamente quitadas não aparecerão na lista


Operando a tela de quitação de múltiplas parcelas

Filtrar as datas de vencimento

Por padrão, o sistema irá mostrar todas as contas do cliente que possuem alguma pendência independente de datas... porém, é possível filtrar algum período específico por data de vencimento caso necessário.

Selecionar as parcelas que serão quitadas

Esta função permite que até 30 parcelas sejam selecionadas por operação.

1. Caso desejar selecionar o maior número de parcelas possível, pode marcar a caixa de seleção:

2. Um somatório das parcelas selecionadas também é mostrado próximo ao rodapé da página

3. Caso desejar escolher as contas que não serão quitadas, basta desmarcar a caixa de seleção do lado delas:

4. Uma outra opção de selecionar as parcelas também é disponibilizada.

Se você desejar, pode detalhar cada uma das contas clicando sobre o card delas... depois, selecionar especificamente quais parcelas dela deseja quitar.


Quitando as parcelas selecionadas

Depois de selecionar as parcelas que serão quitadas, para iniciar a quitação, clique em "Opções" no rodapé da página, depois clique em "Quitar parcelas selecionadas"

O sistema abrirá então uma nova janela em que o usuário deverá inserir as informações da quitação.

  • As quitações de múltiplas parcelas aceitam apenas uma forma de pagamento por operação

  • Se alguma parcela selecionadas estiver atrasada, ela terá o cálculo de juros e multa aplicado nela

  • As parcelas serão quitadas pelo valor devido delas... não é possível quitar elas por um valor menor, ou maior do que o valor devido.

IMPORTANTE: Existem casos em que o cliente irá pagar uma quantia que não é o total de todas as parcelas devidas.

Por exemplo, em uma conta de 5 parcelas de R$ 100,00 (total de R$ 500,00) e que o cliente irá pagar R$ 450,00.

Para estes casos, o correto é utilizar a quitação de múltiplas parcelas para quitar todas as parcelas possíveis de serem quitadas completamente (no caso do exemplo, 4 parcelas)... e depois, quitar a quinta parcela de forma parcial na tela de contas a receber.

Caso tenha dúvidas sobre a quitação parcial de parcela em uma conta a receber, siga o artigo explicativo pelo link abaixo:


Finalizando a quitação e imprimindo comprovante

Por esta ser uma operação especial do sistema, o comprovante dela poderá ser impresso somente no ato da quitação.

Logo após clicar em "Confirmar" conforme passo a passo da imagem ilustrativa acima, o sistema irá emitir um aviso reafirmando a informação citada acima

O usuário poderá continuar com a quitação... lembrando que esta é uma operação que não pode ser alterada após ser lançada.

Após confirmar, o sistema iniciará a quitação... lembrando que este é um procedimento que pode levar alguns instantes.

Finalizando a quitação, o sistema gerará então o comprovante para ser impresso

  • O comprovante pode ser impresso apenas no formato A4

  • Por mais que não seja possível imprimir novamente o comprovante da quitação de múltiplas parcelas depois de fechar ele, o usuário ainda poderá gerar os comprovantes normais de quitação do sistema se desejar.

  • Finalizando o lançamento: o fluxo de caixa, o caixa de vendas e o DRE da empresa serão atualizados.

  • As parcelas selecionadas serão quitadas e atualizadas no controle de contas a receber.

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