Neste tutorial será abordado o tema das formas de pagamento na sua empresa. A criação e edição de formas de pagamento para as mais diversas modalidades que podem ser utilizadas, juntamente de suas taxas.
Para todas as formas de pagamento do sistema que possuem taxa: A taxa da forma de pagamento não é repassada ao cliente, mas ela será descontada do lucro da empresa... pois será a taxa que a operadora irá descontar da sua venda por usar aquele cartão .
No momento, o sistema não conta com um recurso para repasse da taxa ao cliente.
Acessando as formas de pagamento
Para acessar as formas de pagamento da empresa, siga o caminho:
Menu Principal -> Financeiro -> Formas de Pagamento
A página que será aberta é uma listagem de todas as formas de pagamento cadastrados na sua empresa.
Cadastrando novas formas de pagamento
Para adicionar uma nova forma de pagamento, selecione o botão localizado no rodapé da página:
Na página que irá abrir, insira o nome da sua forma de pagamento.
Será aberta a janela de cadastro da forma de pagamento ao inserir o nome dela... esta janela é dividia em duas áreas, sendo elas:
Características do Pagamento
Onde será utilizado
Agora, iremos explicar sobre as áreas que citamos acima na definição das formas de pagamento... para a área "Características do Pagamento" iremos separar em formas de pagamento não parceláveis, e formas de pagamento parceláveis.
Características do pagamento
Formas de pagamento não parceláveis
Usar para catálogo?: Esta opção definirá se a forma de pagamento irá aparecer no catálogo digital ou não.
É um PIX?: Esta opção é uma condição especial de pagamentos do sistema, em que é gerado um QR Code referente ao valor final da venda feita para recebimento... eliminando assim a necessidade de passar a chave PIX da empresa para o cliente e ele precisar digitar todas as informações de forma manual.
Caso tenha mais dúvidas, acesse o tutorial completo sobre esta função no link abaixo:É parcelável?: Esta opção será abordada com mais detalhes posteriormente neste tutorial
Taxa: Toda forma de pagamento pode ter uma taxa... se a forma de pagamento cadastrada possuir uma (ex: taxa da operadora da maquininha de cartão de débito), é neste campo que ela deve ser declarada. Ela interfere diretamente nos lucros da empresa.
Conta do caixa gerencial / conta bancária: Se a empresa utilizar a ferramenta de caixas gerenciais para espelhamento de conta bancária, neste campo é possível vincular a nova forma de pagamento à uma conta. As movimentações que utilizarem esta forma de pagamento irão movimentar também a conta gerencial na qual a forma de pagamento foi vinculada.
É importante destacar que dependendo das escolhas do usuário nas opções destacadas acima, que nem todas as caixas de seleção ficarão disponíveis para edição. O sistema realiza este controle para evitar equívocos durante a criação da forma de pagamento.
Exemplo -> Se a opção "É dinheiro?" for selecionada, não tem como a forma de pagamento ser um PIX ao mesmo tempo... então a opção do PIX ficará indisponível de ser selecionada.
Formas de pagamento parceláveis
Selecionando que a forma de pagamento é parcelável, o layout das opções mudará e ficará conforme imagem ilustrativa abaixo:
Sobre as formas de pagamento parceladas: No momento, o sistema não realiza o controle de vendas parceladas no cartão. Toda forma de pagamento será considerada À VISTA pelo sistema, com exceção da forma de pagamento A PRAZO.
Ao efetuar vendas na condição a prazo, elas irão entrar controle de contas a receber da empresa, porém os recebimentos precisam ser feitos de forma manual.
Existem duas possibilidades para cadastrar formas de pagamento parceladas.
Vendas no cartão de crédito parcelado, onde a opção "Lançar parcelas nas contas a Receber" precisa ficar desmarcado.
Vendas a prazo (fiado / carnê) onde o sistema irá criar as parcelas referente a venda no seu contas a receber, nesse caso a opção "Lançar parcelas nas contas a Receber" precisa ficar marcada.
Personalizando as parcelas da forma de pagamento
Como estas formas de pagamento podem ter algumas condições especiais de prazo, taxa e valores... o sistema dedica uma página apenas para informar estes dados.
No rodapé da página, clique no botão "Opções"... depois selecione a opção "Parcelas". Irá abrir uma nova janela, ilustrada na imagem abaixo.
Veja no passo a passo como definir estas condições:
Em formas de pagamento que geram parcelas em contas a receber, os campos da Taxa são desativados, pois a taxa considerada será a que foi declarada na forma de pagamento utilizada para pagar a parcela.
Feitos os processos acima, a declaração das características da forma de pagamento estará finalizada. É necessário então declarar onde ela poderá ser utilizada... seguem mais detalhes sobre estas informações no tópico abaixo.;
Onde será utilizado (onde a forma de pagamento poderá ser escolhida
Na imagem abaixo são listadas as opções de onde a forma de pagamento poderá ser utilizada... vamos comentar sobre cada uma delas abaixo.
Usar para vendas?: Se esta opção estiver marcada, a forma de pagamento aparecerá no lançamento de vendas do sistema.
Usar para contas a pagar / receber?: Se esta opção estiver marcada, a forma de pagamento aparecerá no lançamento de quitação de contas do sistema... tanto para contas a pagar, quanto para contas a receber.
Usar para compras?: Se esta opção estiver marcada, a forma de pagamento aparecerá no lançamento de compras do sistema.
Se a forma de pagamento possuir uma taxa declarada e for utilizada para o lançamento de uma conta a pagar ou lançamento de uma compra, a taxa será desconsiderada.
Salvando a forma de pagamento
Finalizando todas as definições acima, a sua forma de pagamento estará pronta para ser salva e utilizada na sua empresa... localize o botão "Salvar" no rodapé da página e selecione-o para confirmar a nova forma de pagamento cadastrada.
Ela ficará disponível para as movimentações configuradas... também aparecerá na listagem de formas de pagamento cadastradas na empresa.