Como os usuários cadastrados no sistema podem representar os mais diversos cargos da sua empresa, em alguns casos desejamos restringir o acesso de alguns usuários para certas áreas do sistema.
Neste artigo, será mostrado o passo a passo à ser realizado para personalizar todas as permissões que um usuário pode ter na empresa.
Acessando o usuário para edição das permissões dele
Primeiramente, siga o caminho:
Menu Principal -> Pessoas -> Usuários
Nesta tela são listados todos os usuários que você possui cadastrados na sua empresa.
Você pode aplicar os filtros de sua preferência para localizar o usuário desejado mais facilmente se desejar.
Após localizar o usuário desejado, basta clicar em "Opções" no card dele, depois selecionar o botão "Permissões"
Editando as permissões do usuário
Após finalizar o passo a passo acima, o sistema irá abrir uma página em que será possível alterar todas as permissões do usuário desejado.
A página é dividida em duas seções... uma para definir qual será o papel do usuário, e outra para personalizar manualmente as permissões dele.
Iremos abordar abaixo cada uma destas seções.
Papéis do usuário
Esta definição do papel do usuário, na verdade é apenas uma predefinição de permissões no sistema para o gerente utilizar como base realizar as edições do usuário desejado.
Após selecionar o papel do usuário, o gerente da empresa ainda poderá personalizar as permissões dele na outra seção da página.
Segue a lista dos papéis de usuário disponibilizadas para serem selecionados no sistema:
O único papel que possui um diferencial no cadastro de um usuário é o papel de "Gerente".
Este papel permite acesso à algumas áreas do sistema que outros usuários que não são "Gerente" não podem acessar... como por exemplo: o dashboard da empresa; a página de edição do catálogo digital; a página de renovações de assinatura.
Permissões do usuário
Esta seção é separada em categorias, em que cada uma irá representar uma área do sistema que o usuário terá acesso ou não... em cada categoria, o gerente poderá alterar as permissões do usuário da forma que desejar.
Para todas as caixas de seleção que estiverem marcadas, o sistema irá identificar que a permissão está concedida. Esta condição apenas não é valida para as permissões que estiverem informando que se marcadas, irão negar o acesso.
Salvando as permissões do usuário
Após finalizar todas as alterações, é necessário salvar elas por meio do botão localizado no rodapé da página.
Recarregando as permissões do meu usuário no sistema
Vale ressaltar que se o usuário estiver acessando o sistema enquanto as permissões forem salvas, elas ainda não entrarão em vigor.
Para que elas fiquem ativas, é necessário recarregar as permissões do usuário que teve estas informações alteradas
Para recarregar as permissões do sistema, pode seguir conforme imagem indicativa abaixo: