Passar para o conteúdo principal
Como fazer a devolução e troca de apenas um item da venda
Atualizado há mais de 3 meses

Existem casos em que a venda pode conter mais de um item e o cliente deseja devolver apenas um dos itens nela... neste artigo iremos abordar como lançar esta operação no sistema.


Como localizar a venda do cliente

Primeiramente acesse a listagem de vendas do sistema... siga o caminho:

Menu Principal -> Vendas -> Listagem

Será aberta uma página com todas as vendas que você já lançou na sua empresa.

Localize a venda do cliente, clique em "Opções" no card dela... por fim, clique em "Detalhar"

Você pode aplicar os filtros de sua preferência nesta página para localizar a venda desejada mais facilmente.

Suponha a seguinte venda... note as quantidades de cada item que o cliente comprou:

Digamos que ele irá devolver as 6 unidades do produto "Água sem Gás 1L" que comprou.

Primeiramente, vamos clicar em cima do nome do produto, depois clicar na opção "Devolver Item" que irá aparecer.

Será aberta uma janela para definirmos como iremos devolver o item. Podemos editar dois campos nesta devolução:

  • Quantidade devolvida

  • Validade do vale

Toda devolução de apenas um item no sistema não permite devolver o dinheiro... mas sim, apenas gerar um vale compras no nome do cliente, caso desejar você poderá estornar esse vale para o cliente clique aqui para acessar o tutorial de como fazer o estorno de um vale

Salvando a devolução, os dados dela serão atualizados na venda para o cliente, e também no controle de estoque da empresa... o vale também será gerado no nome do cliente:


Efetuando Troca de Produto / Mercadoria

Com o procedimento acima em mente, podemos definir o passo a passo de como operar o sistema quando o cliente deseja realizar a troca de um produto que comprou conosco.

Primeiramente, é necessário realizar a devolução do produto que o cliente trouxe para troca, e depois lançar uma nova venda com o produto que ele levou em troca.

Exemplo prático

Na venda abaixo, suponha que a cliente retornou à loja e gostaria de trocar uma unidade do "Suco 1L" por três unidades do produto "Água sem Gás 1L"

Primeiramente, geraremos a devolução de uma unidade do suco.

Depois de confirmarmos a devolução, o código do cupom será indicado ainda no detalhamento da venda.

Poderemos lançar então a venda no sistema.... veja nas imagens ilustrativas abaixo o lançamento das 3 unidades do outro produto que o cliente deseja levar.

Iremos utilizar o vale gerado para esta nova venda.

  • Ao final do passo a passo, o procedimento da troca do produto estará finalizado no sistema.

  • Como foi utilizado um vale compras, o fluxo de caixa não será movimentado com esta nova venda.

  • A nova venda entrará normalmente no caixa de vendas da empresa.

Respondeu à sua pergunta?