1 – Agora que você tem a sua conta do Mercado Pago, vinculou ela a sua conta da SMB Store, vinculou sua maquininha à sua conta do Mercado Pago, teremos que mudar o modo de funcionamento da maquininha para que ela se conecte ao PDV do SMB Store e possa funcionar tudo em sincronia.
2 – Por padrão, sempre que uma maquininha é vinculada a uma conta do Mercado Pago, ela funciona em modo Isolado. Ou seja, você deve informar o valor da compra, forma de pagamento e parcelamento na própria maquininha. Este modo não é compatível com o funcionamento do PDV do sistema SMB Store.
3 – Precisamos informar a esta maquininha que a partir de agora, ela deve funcionar em modo de PDV. Ou seja, as informações de valor, forma de pagamento e parcelamento serão informadas à maquininha pelo sistema do PDV do SMB Store, restando à maquininha a função apenas de mostrar o valor, receber o cartão e que o cliente digite a senha no momento da compra.
4 – Para fazer isso, vamos acessar o sistema SMB Store.
5 – Acesse o menu lateral e vamos na opção “Configurações” -> “Parâmetros de Venda”.
6 – Nesta tela, clique na aba “Maquininhas de cartão de crédito”. Abrirá então uma lista de todas as maquininhas que estão vinculadas à sua conta do Mercado Pago.
7 – Você poderá ver que ao lado do nome da maquininha, poderá ser mostrada a informação em vermelho “PDV não habilitado”. Isto indica que a maquininha está configurada em modo isolado e não funcionará no PDV.
8 – Para alterar o modo de funcionamento da maquininha, clique sobre o nome da maquininha e em seguida clique na opção “Habilitar PDV”.
9 – Confirme a alteração do modo da maquininha e aguarde alguns segundos. Você verá que agora a maquininha mostrará um status em verde dizendo “PDV habilitado”.
11 – Agora, para finalizar a alteração do modo de funcionamento, você deve desligar a maquininha, aguardar cerca de 1 minuto e religá-la.
12 – Após esta reinicialização, a maquininha irá carregar as configurações de funcionamento em modo PDV. Você verá na maquininha uma tela como a seguinte:
13 – Voltando à tela do sistema SMB Store, é possível renomear a maquininha para um nome mais amigável. Esse nome será usado para identificar esta maquininha quando estiver na tela do PDV. Sugerimos colocar uma etiqueta na maquininha com seu nome caso você utilize mais de uma maquininha em seu negócio.
14 – Para alterar o nome da maquininha, clique sobre o nome da maquininha e selecione a opção “Editar”.
15 – Abrirá uma tela onde será possível editar o apelido dessa maquininha. Isso possibilita dar um nome mais amigável para a maquininha do que o nome padrão que já vem nela.
16 – Após alterar o apelido da maquininha, clique no botão “Salvar” da janela.
17 – Você poderá também efetuar um teste na maquininha para saber se ela está funcionando e se a cobrança está realmente caindo na sua conta do Mercado Pago. Para isto, clique no nome da maquininha e selecione a opção “Testar cobrança”.
18 – Aparecerá uma janela de confirmação informando que será gerada uma cobrança no valor de R$ 1,00 (cobrado via crédito). Confirme e pegue a sua maquininha.
19 – Na maquininha, clique no botão “Cobrar”. Aguarde alguns segundos e você verá a solicitação de pagamento aparecer na maquininha.
20 – Insira um cartão de crédito na maquininha e efetue o pagamento normalmente. Se o pagamento for aceito, a maquininha irá imprimir o comprovante de pagamento e mostrará o sucesso da operação. Aparecerá uma tela como a seguinte:
21 – O processo de pagamento foi concluído. Agora você pode abrir o aplicativo do Mercado Pago na qual está logado com a mesma conta que a maquininha.
22 – Ao abrir o aplicativo, role a tela até a sessão de “Sua última atividade” e veja o pagamento que acabou de entrar.
23 – Você pode clicar sobre o recebimento e ver mais informações a respeito do pagamento.
24 – Nesta tela, você poderá ver o valor cobrado, a taxa cobrada pelo Mercado Pago, o valor que você receberá, a data do recebimento, a identificação da venda e poderá também fazer o estorno da transação.
25 – Com isso, concluímos a integração do Mercado Pago com o sistema SMB Store. Nós da SMB Store te desejamos excelentes vendas e tenha a certeza de poder contar conosco para melhorar mais a cada dia a gestão do seu negócio.