Passar para o conteúdo principal

Como cadastrar dados fiscais dos clientes

Adaptando o cadastro do cliente para a emissão de notas fiscais

Atualizado há mais de 2 semanas

Nas emissões de NFe (nota fiscal eletrônica), é necessário ter um cliente selecionado na venda para que este tipo de nota seja lançada.

Vale ressaltar que não é possível emitir NFe sem um cliente inserido na venda.

Neste artigo, mostraremos como adaptar o cadastro dos clientes para que eles possam ser inseridos sem erros nas vendas em que a emissão da NFe será realizada.

Para a emissão de NFCe, não é obrigatório selecionar um cliente na venda... porém caso um cliente for selecionado, será necessário se atentar se o cadastro dele está adequado para conseguir emitir a nota


Requisitos deste artigo: Cadastrar dados fiscais dos produtos

Antes de você inserir os dados fiscais dos seus clientes, antes é preciso inserir os dados fiscais dos produtos

Se você ainda não passou por esta etapa, acesse o artigo no link abaixo para conferir, depois pode continuar sua configuração!


Como acessar o cadastro do cliente

Para realizar o cadastro de um cliente na sua empresa, siga o caminho:

Menu Principal -> Pessoas -> Clientes

A página que será aberta é uma listagem de todos os clientes cadastrados na sua empresa

Para iniciar um novo cadastro de cliente nesta página, clique no botão "Adicionar Cliente" no rodapé dela

Para clientes já cadastrados, o procedimento será bem parecido, porém ao invés de clicar para cadastrar o cliente, será necessário clicar em "Opções" no cliente que será alterado, e depois clicar em "Editar"

Após isso, será aberta uma janela na qual você deve inserir as informações do cliente


Inserindo os dados fiscais do cliente

No geral, a tela de cadastro de clientes não terá nenhuma mudança no layout dela... mas alguns campos passarão a ser obrigatórios de serem preenchidos para que o cliente tenha a NFe emitida corretamente no nome dele.

Os campos que serão obrigatórios estão descritos na imagem abaixo:

Vale ressaltar que se os campos de preenchimento obrigatório irão mudar, dependendo se o cliente estiver cadastrado como pessoa física ou pessoa jurídica

Caso haja algum campo faltante no cadastro do cliente, um aviso será emitido na tela de vendas informando que um ajuste deve ser feito no cadastro dele para que a NFe possa ser emitida.

Dica: Caso o cliente esteja com o cadastro na situação da imagem acima, é possível clicar no botão do lápis indicado ainda na tela de vendas para editar o cadastro dele por lá, sem a necessidade de abrir a tela de clientes para isso

Após realizar a edição do cadastro do cliente e preencher os dados corretamente, o aviso de cadastro incompleto deixará de aparecer, e o sistema habilitará novamente a opção de lançar a NFe no nome do cliente para ser selecionada.


Próximo passo: Assinatura dos pacotes de notas fiscais

Parabéns! Você finalizou o cadastro de todos os dados fiscais de sua empresa!

Agora já é possível realizar a assinatura do pacote de notas fiscais para habilitar sua empresa para iniciar as emissões de notas

Para conferir sobre como funcionam as assinaturas, siga conforme tutorial abaixo:

Respondeu à sua pergunta?