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Definir dados fiscais da empresa

Inserindo as informações necessárias da empresa para emitir notas fiscais

Atualizado há mais de 2 semanas

Após realizar a ativação do módulo de notas fiscais no sistema, é necessário inserir as informações fiscais de sua empresa para posteriormente emitir as notas fiscais nas vendas realizadas

Neste tutorial, mostraremos como inserir as informações fiscais de sua empresa, também definir qual formato de emissão de notas será usado, se será NFe ou NFCe


Requisitos deste artigo: Ativar o módulo fiscal

Antes de você iniciar a configuração dos dados fiscais da sua empresa, primeiro é necessário ativar o módulo fiscal no seu cadastro.

Se você ainda não passou por esta etapa, acesse o artigo no link abaixo para conferir, depois pode continuar sua configuração!


Como acessar a tela de dados fiscais

Para acessar esta tela, é necessário seguir o caminho:

Menu Principal -> Módulo Fiscal-> Dados fiscais da empresa

Após isso, será aberta uma nova janela com abas nas quais poderemos inserir as informações fiscais de nossa empresa

Caso você esteja acessando a tela do "Dashboard Fiscal", uma opção de "Preencher dados fiscais" também lhe encaminhará para o mesmo destino

Está página é dividida em 3 abas, sendo elas:

  • Empresa

  • Endereço

  • Configuração de Notas

Em cada uma destas abas será necessário preencher com os dados fiscais correspondentes.


IMPORTANTE: Compartilhe este formulário!

Caso você tenha alguma dúvida no preenchimento das informações nas abas, é possível encaminhar um link para o seu contador ou para uma pessoa de confiança acessar e preencher os campos para você, sem que você precise passar o acesso do seu sistema para ele.

Para gerar o link de compartilhamento, é necessário seguir conforme imagem:

O link gerado é válido por 72 horas. Após este período, um novo link deverá ser gerado.


Quando o contador acessar o link compartilhado, abrirá uma janela com os campos de dados fiscais para ele preencher.

Ele poderá editar somente as informações dentro deste formulário.

Será possível editar as informações nas 3 abas... por fim, salvar para ficarem guardadas na empresa.


Preenchimento do formulário

Abas "Empresa" e "Endereço"

Nelas, é necessário inserir os dados de inscrição da empresa para a correta emissão das notas fiscais posteriormente.

Nestas abas, todos os campos precisam ser preenchidos (com exceção apenas da inscrição estadual) para que a emissão das notas ocorra posteriormente sem erros

Caso algum campo em uma aba não esteja preenchido, ela ficará com o símbolo de aviso ao lado do nome dela, informando sobre a divergência para ser ajustada

IMPORTANTE: Os dados preenchidos na aba dos dados fiscais não são validados no momento que são preenchidos. Estes dados são validados no momento de emitir a nota fiscal, enquanto você acessa a tela de vendas.

Caso haja alguma inconsistência no preenchimento das informações, o sistema emitirá um aviso no momento de emitir a nota que há informações faltantes no cadastro dos dados fiscais da empresa.

Portanto, é imprescindível garantir que os dados fiscais estejam corretos para que não haja nenhum problema na impressão da nota

Dentre os locais necessários de preenchimento, atente-se também para o campo "Certificado Digital" dentro da aba "Empresa".

A sua empresa deve possuir um certificado digital para que ela consiga emitir notas fiscais pelo sistema online da SMB Store

Neste campo, é necessário fazer o upload do certificado digital de sua empresa

Na aba de "Endereço", é necessário inserir o estado e a cidade pelo botão "Buscar Cidade" além de inserir os outros dados de endereço também

Aba "Configuração de Notas"

Nesta aba, deve ser informado se será emitida NFe, NFCe, ou se ambos os modelos de nota serão emitidos na empresa

Para cada tipo de nota selecionado, o sistema apresentará um formulário para configurar os dados de emissão específicos do tipo

Caso tenha dúvidas referente ao preenchimento, recomendamos entrar em contato com o contador de sua empresa.


Se ambas as emissões forem feitas pela empresa, aparecerá uma nova opção chamada "Favorito para vendas" logo no início da aba... nela, é possível selecionar qual tipo de emissão ficará preparada ao abrir a tela de vendas do sistema pelo atalho na barra de ferramentas

IMPORTANTE - Ambiente de Homologação e Ambiente de Produção

Note que nesta página existem os campos de preenchimento para o ambiente de homologação e para o ambiente de produção... também existe uma opção para alternar entre os ambientes, mas o que isso quer dizer?

O ambiente de homologação é utilizado para testes. As notas fiscais emitidas no ambiente de homologação são apenas para simulação e não têm validade fiscal.

O ambiente de produção é utilizado para operações reais. Enquanto o ambiente de produção estiver ativo, todas as notas fiscais emitidas terão validade jurídica e fiscal

NOTA: As notas fiscais emitidas em ambiente de homologação não descontam do seu pacote de notas

Ambiente de homologação: usado para testes, para você validar os dados fiscais da empresa, dados fiscais dos produtos e as naturezas de operação que você cadastrou

Ambiente de produção: Uma vez que você já testou e validou todos os dados no ambiente de homologação, você poderá alterar para o modo ambiente de produção para iniciar a emissão das suas notas reais com validade fiscal


Salvar configurações e ativar a emissão de notas

Após inserir os dados corretamente nas 3 abas, é necessário salvar as alterações... e por fim, "Ativar Emissão de Nota" para que elas sejam usadas posteriormente durante a emissão das notas.

Para isso, basta clicar no botão "SALVAR" no canto inferior direito da tela, e depois clicar em "ATIVAR EMISSÃO DE NOTA"


Próximo passo: Cadastrar naturezas de operação

Após inserir as informações fiscais da empresa, é possível cadastrar as naturezas de operação para atribuir elas nas notas lançadas das vendas

Para conferir como cadastrar estas informações, siga conforme tutorial abaixo:

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