Com a sua empresa SMB vinculada a sua loja Nuvemshop, as vendas e pré-pedidos que forem lançados na sua loja Nuvemshop passarão a ser contabilizadas no sistema SMB Online de forma automática.
Neste artigo, mostraremos como que esta contabilização funcionará, e como você poderá conferir estas movimentações
Configurações de vendas (taxa e frete)
Antes de iniciarmos, é importante definirmos a taxa das formas de pagamento das vendas para que o sistema possa fazer o cálculo de lucro corretamente.
A Nuvemshop não permite ter acesso a taxa real aplicada na venda... por este motivo, é necessário declarar a taxa manualmente nesta área do sistema.
Também é possível definir para que as vendas contenham uma observação com o valor do frete caso o produto seja marcado para entrega.
Para realizar estas configurações, é necessário realizar o passo a passo:
Como as vendas aparecem no sistema
IMPORTANTE: Vendas lançadas na Nuvemshop serão sincronizadas no SMB. (uma venda será criada aqui)
Porém vendas lançadas no SMB apenas vão gerar apenas um ajuste de estoque na Nuvemshop, sem criar uma venda!
Considere o seguinte produto, ativo no SMB e integrado na Nuvemshop, com um estoque disponível de 50 unidades.
Suponha que ele recebeu uma venda pela Nuvemshop... a venda foi de 10 unidades. Após isso, o estoque do produto passou a ser de 40 unidades no SMB e na Nuvemshop
Ao acessarmos o sistema SMB, poderemos verificar:
A venda terá sido lançada de forma automática
O estoque do produto terá sido atualizado
Um caixa de vendas "Nuvemshop" será aberto para contabilizar a venda
As informações no fluxo de caixa e de lucro serão atualizadas
Pré-pedidos
Também existe uma movimentação em específico na Nuvemshop que pode gerar um Pré-pedido no sistema SMB... esta movimentação fica ativa enquanto a venda está com o status "Pagamento em processo" na Nuvemshop
Na movimentação abaixo, esta situação gerou um pré-pedido no sistema SMB:
Faturando pré-pedidos
Existem duas maneiras de faturar este pré-pedido, sendo elas:
Pela própria confirmação da Nuvemshop
Manualmente, pelo sistema SMB
Como a confirmação pela Nuvemshop geralmente ocorre de forma automática, o status do pré-pedido acaba sendo alterado para uma venda no SMB também de forma automática quando isto ocorre. Por conta desta característica, vamos abordar apenas o faturamento pelo sistema SMB.
Também é possível confirmar a venda manualmente pela Nuvemshop, caso tenha interesse, entre em contato com a equipe de suporte deles para mais informações.
Para faturar um pré-pedido pelo sistema SMB Online, o procedimento é bem similar ao de pré-pedidos comuns... nas imagens abaixo, o passo a passo de faturamento é ilustrado:
Como o pré-pedido foi criado a partir da integração SMB / Nuvemshop, a edição das informações dele é bloqueada.
Os pré-pedidos gerados a partir da Nuvemshop podem apenas serem faturados pelo sistema SMB.
Finalizando a transformação deste pré-pedido em venda, o sistema atualizará os status desta movimentação tanto no SMB quanto na Nuvemshop:
Como as formas de pagamento que você pode ter cadastradas no SMB são diferentes das formas de pagamento da Nuvemshop, ao realizar a transformação do pré-pedido em venda, o pagamento na Nuvemshop será contabilizado sempre como "Em espécie"
Adicionalmente, o sistema irá abrir um caixa de vendas automaticamente no nome do usuário que transformou o pré-pedido em venda para contabilizar a entrada do valor:






















